domingo, 8 de agosto de 2010

Portal da Virgem

O portal da esquerda, que homenageia a Virgem Maria, em honra de quem foi construída a catedral, foi criado no início do século XIII especificamente para esse local. O volume corporal acentuado e a representação realista das figuras humanas já são características do estilo gótico, que predomina na catedral.

Como ele foi construído de uma vez só, ao contrário do portal de Sant'Anna, que foi montado com partes criadas separadamente, existe uma sequência narrativa que vai do lintel inferior até o tímpano.

No friso inferior há no centro um baldaquino que representa, simbolicamente, a Anunciação. Em seu lado esquerdo encontram-se três profetas e no direito, três reis do Antigo Testamento. Todos eles estão portando uma filacteria - pergaminho sagrado - mostrando que a promessa de Deus foi cumprida, pois enviou seu próprio filho para salvar a humanidade.

O friso superior mostra Maria em seu leito de morte, cercada pelos doze apóstolos e com seu filho entre eles. A mão de Jesus toca o corpo da mãe, indicando a futura ressurreição. Dois anjos a sustém, pela cabeça e pelos pés, preparando-se para elevá-la aos céus.

O tímpano, parte principal do portal, mostra a coroação de Maria como Rainha dos Céus.


Ela se encontra sentada no mesmo trono que Jesus, que a benze e entrega a ela seu próprio cetro, enquanto um anjo pousa a coroa em sua cabeça. Outros dois anjos compõem a cena, ajoelhados e trazendo candelabros em suas mãos.






Assistindo à cerimônia está a corte celestial, representada por anjos, patriarcas, reis e profetas distribuídos nas quatro arquivoltas que emolduram a cena.









No pilar central da entrada vemos a Virgem com o menino.









Na lateral esquerda da entrada desse portal há quatro estátuas, a primeira delas representando o imperador romano Constantino, responsável pela legalização do cristianismo. Há também dois anjos ladeando a imagem de Saint Denis, que segura a própria cabeça. Enviado com outros religiosos para pregar aos pagãos no século III, tornou-se bispo de Paris e foi martirizado numa das perseguições aos cristãos ordenadas pelo imperador romano da época. Decapitado, diz a lenda que seu corpo andou até onde estava sua cabeça tomando-a nos braços, e caminhando dessa forma, guiado por um anjo, chegou até o local onde seria fundada sua futura abadia.


Na lateral direita, outro grupo de quatro estátuas: São João Batista, identificado pelo Cordeiro de Deus, São Estêvão, Santa Genoveva, padroeira de Paris, e São Silvestre, que foi papa durante o período em que Constantino era o imperador de Roma. Considera-se que sua ifluência tenha sido fundamental na criação do Edito de Milão, autorizando a existência da religião cristã.








Ao lado das estátuas, no batente de entrada para a catedral, relevos descrevem o ciclo da vida. Os doze signos do zodíaco simbolizam os meses do ano e, ao lado de cada um, há uma figura que representa o trabalho executado de acordo com o mês.







No pilar central, outros relevos retratam as estações do ano a partir das características apresentadas por uma árvore em cada uma delas. Do outro lado, são apresentadas as idades do homem, da infância à velhice. (Na fotografia que tiramos aparecem apenas a juventude, a maturidade e a velhice.)

2 comentários:

  1. Gente, estou rindo só de recordar, então vamos viajar de novo.enenene!!!!

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  2. Muito bom ter achado seu blog. Mostrou-me detalhes nas imagens como estava procurando. Parabéns pelo trabalho.

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