domingo, 1 de agosto de 2010

Quimeras da Notre-Dame

A parada seguinte foi na Galeria das Quimeras, que fica a 46m do solo.













Essas criaturas não são originais, foram desenhadas pelo arquiteto Viollet-le-Duc, um dos primeiros teóricos da preservação do patrimônio histórico e que desenvolveu grande parte do seu trabalho no restauro de catedrais e castelos medievais no século XIX.














Profundo admirador da arquitetura e estatuária góticas, a maior parte de suas obras é baseada na imagem medieval com recurso a meios de construção modernos. É considerado o precursor teórico da arquitetura moderna ao insistir na "honestidade" relativa à expressão dos materiais: gesso não deveria, por exemplo, ser utilizado de modo a parecer pedra; estruturas metálicas deveriam ser trabalhadas em sua especificidade para parecerem belas, ao invés de serem escondidas por trás de madeira ou qualquer outro tipo de cobertura.





























Encontramos entre as figuras os três personagens do desenho "O Corcunda de Notre-Dame", da Disney: aqui temos o Victor...






... Laverne e Hugo.







O escritor Victor Hugo, na verdade, foi o responsável por despertar o interesse pela igreja com seu romance Notre-Dame de Paris, publicado em 1831. Mais conhecido com o nome adotado pela Disney para lançar seu desenho, boa parte da trama se desenrola nas torres e um dos papeis principais pertence a Quasímodo, o sineiro que vivia nessa parte da catedral, entre escadas e a estrutura de madeira de seu interior.


















Esse é o maior sino da catedral, fabricado no século XVII e nomeado "Emanoel". Ele pesa mais de treze toneladas e só toca nas grandes festas católicas.





A parte externa das torres mostra o cuidado com que os detalhes foram esculpidos. A impressão que se tem é a da delicadeza de uma renda e não de uma estrutura em pedra e alvenaria.












3 comentários:

  1. Parabéns pelos comentários. Eu viajei recentemente para Paris, e estou montando um álbum de fotos com comentários, e utilizei vários de vocês. Vocês são excelentes!

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade, Adriana, para usar as informações que conseguimos!

    ResponderExcluir