sábado, 31 de julho de 2010

Subindo a torre da Notre Dame

Despertamos felizes depois de um sono embalado à vinho e champagne francês. Em nosso terceiro dia em Paris havíamos decidido ir à Notre Dame, que era a escolha do Ivan. Como as igrejas abrem bem mais cedo que os museus, tomamos café cedinho, pegamos o metrô e descemos na estação Châtelet, que a essa altura já chamávamos carinhosamente de nossa estação Paraíso, porque aqui em São Paulo é dela que geralmente partimos para nossos programas culturais.

Nesse dia chegamos tão cedo que praticamente "acordamos" as esfinges da fonte: elas começaram a jorrar água assim que saímos do metrô para a calçada. Azar de uma mulher que estava sentada na beirada da fonte e que tomou um banho quando o primeiro jorro veio bem em cima dela...

Passamos pela bilheteria do Palácio da Justiça e já compramos os ingressos para, após o almoço, visitarmos a Saint Chapelle e a Conciergerie. Continuamos nossa caminhada e chegamos à Notre Dame.


Iniciada em 1163, a catedral levou 200 anos para ficar pronta e até o século XIII era o maior edifício religioso ocidental. Teve sua estatuária danificada durante a Revolução Francesa e a partir de meados do século XIX é que se iniciou a sua restauração.

A vista externa da igreja é magnífica, mas resolvemos entrar na fila de subida da torre para aproveitar que as pernas ainda estavam descansadas, porque se deixássemos pro final da tarde, seria impossível. Faltavam ainda 15 minutos pra que o acesso às torres fosse liberado, então ficamos nos revezando na fila e fotografando a lateral da igreja.







































Acesso liberado, a fila começou a andar. Dois funcionários controlavam para que as pessoas subissem em grupos de 20, e na nossa vez, ficamos separados: Natália e eu seguimos e os outros três tiveram que aguardar mais um pouco. Nada de muito grave, nos encontramos lá em cima.


A primeira parada é na sala alta da torre norte, onde atualmente funciona a lojinha de souvenirs oficiais da Notre-Dame. Seu teto é formado pelo encontro de arcos ogivais e no fundo da sala há uma escada em espiral construída como se fosse uma torre.





















Saindo da lojinha, havia uma abertura na parede por onde podíamos ver a parte superior dos arcobotantes da catedral.





Depois disso começamos a subir uma escada em espiral que não acabava mais! Era muito degrau! O pior é que os coitados estão pra lá de gastos de tanta gente que passa por eles...




3 comentários:

  1. Uaaau! Notre Dame. Est magnifique.

    ResponderExcluir
  2. Adorei demais o blog de vocês, muito prazeroso de ler. E que bom poder conhecer em tantos detalhes assim esta bela cidade histórica. Parabéns pelo esmero. Abraço

    ResponderExcluir