quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Continuação da narrativa da "varandinha" da Sainte-Chapelle






Nas imagens do pilar central da porta, temos a criação da mulher, vinda de uma costela de Adão, enquanto ele dorme, e a serpente tentando Eva, que seduz seu homem e o convence a provar do fruto proibido.





Detalhe: a leitura é feita de baixo para cima.










O trecho seguinte é aquele que todo mundo conhece: após comer do fruto, homem e mulher percebem que estão nus e, ao tentarem se cobrir, "entregam" pro Chefe que fizeram o que não era pra fazer. Consequência? Tá todo mundo na rua!









Mas o problema não foi só perder a "casa" onde moravam sem pagar aluguel nem condomínio, a coisa foi feia mesmo: Ganharás o pão de cada dia com o suor do teu rosto. Ou, na linguagem de hoje, Vai trabalhar, vagabundo!


E pensam que sobrou só pro Adão, que deveria ser responsável pela cabeça-de-vento da mulherzinha dele? Não mesmo! Ela também teve que ralar. Mas como ninguém é de ferro e a ordem era Crescei e multiplicai-vos, logo Eva está amamentando seu bebê e, o mais interessante, Adão está preparando e/ou trazendo a comida para a nova mamãe.


Ao primeiro seguiu-se mais um filho, mas o problema é que os meninos não eram tão amigos quanto deveriam. Começaram a disputar a atenção de Deus, que aceitou a oferenda de Abel, que como pastor sacrificou um dos carneiros de seu rebanho, mas recusou a de Caim, lavrador, que lhe ofereceu o fruto da terra. Irado por ser suplantado por seu irmão mais novo, Caim o matou, sendo por isso amaldiçoado.


E o tempo passou... e Deus se cansou das imbecilidades do homem e disse a Noé: Resolvi dar cabo de toda a carne, porque a terra está cheia da violência dos homens. Faze uma arca de tábuas de cipreste.











Nas imagens seguintes temos Noé enchendo a arca com os casais de todos os seres vivos, conforme a ordem do Senhor, e depois do dilúvio, vendo a pomba voltar com o ramo de oliveira no bico.


Ao final de tudo - e encerrando a narrativa das imagens - Noé e sua família sacrificam um cordeiro em agradecimento e voltam a cultivar a terra.


No pilar central que divide a porta da capela em duas partes menores, há uma imagem de Cristo, que abençoa com uma das mãos e na outra segura a orbe, simbolizando seu poder sobre o mundo.
Abaixo dessa estátua há duas figuras masculinas que, pela semelhança observada em relação às imagens que compõem a narrativa do Gênesis, representam Deus-Pai. Na figura de baixo ele aponta para o pergaminho que traz nas mãos, lembrando bastante o friso inferior do Portal da Virgem na Notre-Dame, em que profetas e reis seguram uma filacteria (pergaminho sagrado) indicando a promessa de Deus de enviar seu filho para redimir os pecados dos homens. No caso dessa imagem na Sainte-Chapelle, portanto, Ele estaria, num primeiro momento, apontando a promessa feita, e na segunda imagem, com a filacteria repousando sobre seus joelhos, aponta para cima, onde se encontra a estátua de Cristo em majestade, indicando o cumprimento da promessa.   
O bilhete que havíamos comprado para visitar a Sainte-Chapelle dava direito também à visitação da Conciergerie, e como ainda tínhamos programa marcado pro horário noturno, descemos a escadinha em caracol e tomamos nosso rumo.

2 comentários:

  1. Ah se Adão e Eva pudessem conhecer o bolsa família e auxílio moradia.... e Noé parece ainda estar por aqui não?...

    ResponderExcluir
  2. Olha, ele eu não sei, mas que muita gente ia achar o máximo pegar carona na arca, não tenho dúvidas!

    ResponderExcluir