segunda-feira, 19 de julho de 2010

O ambiente doméstico em Versalhes

Algumas características de Versalhes como residência da família real francesa foram mantidas não apenas em termos da disposição das salas e quartos, mas como reconstrução do ambiente original, com o mobiliário e toda a decoração de época, claro que devidamente restaurada.








Podemos visualizar as camas com os dosseis e os bancos e cadeiras ao lado, o que reforça a ideia de que a importância dada à privacidade era bem menor do que a que damos atualmente.















Percebe-se que havia uma preferência pelo colorido, tanto nos tecidos dos estofados, colchas e papeis de parede...






















... quanto no próprio material de construção e acabamento, principalmente no caso do granito, que sempre formava uma combinação de cores diversas.








Há uma diferença visível entre algumas galerias do andar térreo, mais despojadas e de linhas mais simples...









... e outros espaços, também em mármore, mais rebuscados e cheios de detalhes.






Os espaços mais despojados estão ligados, em geral, ao período revolucionário, quando o racionalismo ditava as ações dos criadores. Essa característica pode ser observada no salão que exibe os retratos dos diversos participantes dos eventos da Revolução Francesa, cujos quadros apresentam molduras bem mais simples.

Já na entrada do salão das batalhas (sobre o qual vou falar no próximo post), há na porta medalhões com imagens referentes à várias atividades humanas como agricultura, engenharia, artes plásticas etc.







Nenhum comentário:

Postar um comentário