sábado, 24 de julho de 2010

Place de Saint Michel

Nosso passeio pelo Quartier Latin iria se iniciar na place de Saint Michel e, para chegarmos até lá, fomos caminhando em direção ao Sena para cruzá-lo por uma de suas pontes. A intenção era passar primeiro pela Île de la Cité e comprar os ingressos para visitar a Conciergerie e a Saint Chapelle no dia seguinte, porém fomos informados que os ingressos valiam apenas para o dia em que foram adquiridos. Como não estávamos com pressa, continuamos caminhando e passamos pelo prédio do Tribunal do Comércio...

... e pelo Palácio da Justiça. Como se pode perceber pela fotografia, uma das formas comuns das pessoas se deslocarem pela cidade é de bicicleta. Em várias esquinas de Paris há bicicletas à disposição dos usuários: elas ficam presas a uma espécie de parquímetro, em grupos de 10 ou 12. Quem precisa da bike coloca a moeda no valor especificado (não fomos ver quanto era) e a libera. Pedala a magrela até onde quer, encontra outro "ponto" de biciletas e a prende novamente, para que a próxima pessoa interessada possa pegá-la.

Do outro lado da rua, em frente ao Palácio de Justiça, há uma praça bastante movimentada, com postes antigos incrivelmente conservados, bancos pra quem quiser descansar e uma estação de metrô no inconfundível estilo Art Nouveau.

Depois de atravessarmos a Île de la Cité, tínhamos que pegar outra ponte, agora a de Saint Michel, pra chegar à praça de mesmo nome. Observamos que na calçada que bordeja o Sena há inúmeras bancas com livros, estilo sebo. Parecem caixas enormes que são fechadas à noite com cadeados pra que seu "dono" não precise transportar os livros diariamente. Nessa ponte havia escadas que desciam até o rio, e aproveitamos pra descer e tirar algumas fotos.

Subindo as escadas de volta, já era possível visualizar a fonte Saint Michel, onde o arcanjo, com uma espada cuja lâmina ondulada representa a chama divina, submete o demônio pisoteando-o.

Nas duas laterais da fonte, estátuas de dois animais fantásticos, com cabeça, peito e patas dianteiras de felino e cauda de serpente, quem sabe um tipo exótico de dragão, cuspindo água.

A essa altura do passeio, acabou a bateria da máquina fotográfica do Luís. Rejane e ele ainda procuraram em algumas lojas de souvenirs, mas não houve jeito, e continuamos documentando o passeio com as câmeras da Natália e a minha.

A place Saint Michel era o ponto inicial de um roteiro a ser feito a pé pelo Quartier Latin que tínhamos visto num dos guias que a Rejane comprou antes da viagem, portanto, a partir dali, começamos a seguir o Ivan, que tinha ficado com o roteiro, e entramos nas ruas estreitas e típicas do bairro.